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[Game Maker]Como criar um Teleporte ?
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[Game Maker]Como criar um Teleporte ?
Muito simples,isso é para iniciantes .
Vamos fazer que quando o [obj_player] apertar a letra A ele vá 100 pixiels para tras, quando ele apertar D vá 100 pixiels para frente .
Mas como fazer isto ?
1 - Vamos precisar de apenas um [obj_player] e só
2 - Crie o [obj_player] .
3 - No Step deste [obj_player] bote o código :
Explicando a Primeira Parte do Código :
if keyboard_check_pressed(ord("D")) -
If significa Caso ou Se, Keyboard que esta em ingles significa teclado em portugues, check vem de checar , pressed significa pressionado , D é a letra do teclado . =D
Lendo de Novo : Se o teclado checar/identificar que foi pressionado a letra D ele vai ...
Explicando o a Segunda Parte do Código :
instance_destroy()
instance_create(x+100,y,obj_player) -
Instance = Objeto,destroy é igual a destroir/apagar,
Create significa criar em portuges.
Lendo de Novo : Objeto Se destroy,cria novo objeto a 100 pixiels a frente .
Explicando a Terceira parte do Código :
(x+100,y,obj_player)
Digamos que seu obj_player esta no centro da tela ok?
então você conhece aquela tabela plana ,sei lah o nome,não me lembro saiuhdiudsa,
mas digamos que seu player esta no meio ,olhe a figura das coordenadas :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se eu mandar ele X+10 ele vai 10 pixiels para frente
Se eu mandar ele X-10 ele vai 10 pixiels para tras
Se eu manda ele Y+10 ele vai 10 pixiels para baixo
Se eu mandar ele Y-10 ele vai 10 pixiels para cima
Mas onde o obj_player esta? ele não esta nem 1 pixiel para frente,nem 1 pixiel para traz,nem um pixiel para cima,nem um pixiel para baixo, Ele esta em x e y .
No codigo eu estou mandando criar um objeto 100 pixiels a frente,qual objeto ? o [obj_player] que esta logo após as coordernadas.
Agora mude o obj_player pelo nome que você quiser,mude tambem no código,se não vai dar erro dizendo que você apontou um objeto que não existe ,você pode mudar em Vez de D e A botar outras letras,mas sempre Maiusculas .
Pronto terminado =D
Creditos:diogomonster (Tuto Retirado da GMBR Forum)
Vamos fazer que quando o [obj_player] apertar a letra A ele vá 100 pixiels para tras, quando ele apertar D vá 100 pixiels para frente .
Mas como fazer isto ?
1 - Vamos precisar de apenas um [obj_player] e só
2 - Crie o [obj_player] .
3 - No Step deste [obj_player] bote o código :
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
instance_destroy()
instance_create(x-100,y,obj_player)
}
if keyboard_check_pressed(ord("D"))
{
instance_destroy()
instance_create(x+100,y,obj_player)
}
Explicando a Primeira Parte do Código :
if keyboard_check_pressed(ord("D")) -
If significa Caso ou Se, Keyboard que esta em ingles significa teclado em portugues, check vem de checar , pressed significa pressionado , D é a letra do teclado . =D
Lendo de Novo : Se o teclado checar/identificar que foi pressionado a letra D ele vai ...
Explicando o a Segunda Parte do Código :
instance_destroy()
instance_create(x+100,y,obj_player) -
Instance = Objeto,destroy é igual a destroir/apagar,
Create significa criar em portuges.
Lendo de Novo : Objeto Se destroy,cria novo objeto a 100 pixiels a frente .
Explicando a Terceira parte do Código :
(x+100,y,obj_player)
Digamos que seu obj_player esta no centro da tela ok?
então você conhece aquela tabela plana ,sei lah o nome,não me lembro saiuhdiudsa,
mas digamos que seu player esta no meio ,olhe a figura das coordenadas :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se eu mandar ele X+10 ele vai 10 pixiels para frente
Se eu mandar ele X-10 ele vai 10 pixiels para tras
Se eu manda ele Y+10 ele vai 10 pixiels para baixo
Se eu mandar ele Y-10 ele vai 10 pixiels para cima
Mas onde o obj_player esta? ele não esta nem 1 pixiel para frente,nem 1 pixiel para traz,nem um pixiel para cima,nem um pixiel para baixo, Ele esta em x e y .
No codigo eu estou mandando criar um objeto 100 pixiels a frente,qual objeto ? o [obj_player] que esta logo após as coordernadas.
Agora mude o obj_player pelo nome que você quiser,mude tambem no código,se não vai dar erro dizendo que você apontou um objeto que não existe ,você pode mudar em Vez de D e A botar outras letras,mas sempre Maiusculas .
Pronto terminado =D
Creditos:diogomonster (Tuto Retirado da GMBR Forum)
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