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[Game Maker]Tutorial de Pause :D

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[Game Maker]Tutorial de Pause :D

Mensagem  admin em Sab Mar 05 2011, 14:50

Olá pessoal, este é o meu primeiro tutorial e nele vou ensinar a fazer um pause game com 4 funções:Resumir o jogo, Salvar, Reiniciar a room e sair do jogo Very Happy
Dificuldade: intermediária
Versão do GM: Eu fiz em GM8 Pro mas acho que da pra ser lite

Então... Mãos a obra Very Happy

Primeiramente crie um objeto chamado objPause e marque como persistent, depois desmarque a opção visível coloque no evento Create:
Código:
global.pause=false //Identifica se o pause está ativo ou não

Depois crie um evento de tecla pressionada('P' por exemplo) e coloque:
Código:
if global.pause=false //Verifica se não está pausado
{global.pause=true} //Pausa o jogo
{if global.pause=true //verifica se está pausado
{instance_create(view_xview,view_yview,objPause_menu)} //cria o menu de pause
}

Depois disso, crie um objeto objPause_menu e coloque uma sprite de um menu (no meu caso eu coloquei uma imagem com quatro subimagens , cada subimagem 'iluminando' uma opção diferente - aqui tá o link da
imagem:[url=http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html ]4shared.com/file/YT5cyoiH/Pause_menu.html [/url] - ) depois disso coloque no evento Create :
Código:
image_index=0 // define a subimagem
image_speed=0 //define a velocidade de mudance das subimagens(no caso nós iremos mudá-la com as setas como veremos a seguir)

Agor crie um evento Step e coloque:
Código:
{if global.pause = true
{{instance_deactivate_all(objPause_menu)} //desativa tudo menos o menu de pause

if image_index=0 //se a subimagem for a de resumir o jogo
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) //e a tecla 'enter' for pressionada
{instance_activate_all() //ativar tudo
instance_destroy()}
else if !keyboard_check_pressed(vk_enter)
{exit}
}

if image_index=1 // se a subimagem for a de reiniciar a room
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla 'enter' for pressionada
room_restart() // reiniciar a room
}

if image_index=2 // se a subimagem for a de salvar
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla 'enter for pressionada
{//Abre janela para salvar
save_game = "";
save_game = get_save_filename("Jogos salvos (*.sav)|*.sav", "");
//checa se pressionou cancelar
if !(save_game = "")
{
//checa se o arquivo termina com "*.sav":
if (string_copy(save_game, string_length(save_game) - 3, 4) != ".sav")
{
//adiciona ".gam" no arquivo que foi salvo
save_game = save_game + ".sav";
}
//salva o jogo
game_save(save_game);}
else {exit}
}}

if image_index=3 // se a subimagem for a de sair do jogo
{if keyboard_check_pressed(vk_enter) // e a tecla enter for pressionada
game_end() // sair do jogo
}}
else if global.pause = false // lembra que no começo checamos se estava pausado? agora checamos se não está pausado
{instance_activate_all() }} // se não estiver pausado ativamos tudo :D

Após ter colocado esses códigos acima vamos definir como controlaremos o menu. Para isso, adicione duas colheres de açúcar crie um evento de tecla pressionada(no meu caso usei a seta pra cima) e coloque o código:
Código:
image_index-=1
e outro evento de tecla pressionada(no meu caso seta pra baixo) e põe o código:
Código:
image_index+=1

E pronto!!!!! What a Face agora temos um pause menu xDxDxD lol! lol! lol! qualquer duvida é só perguntar Suspect Suspect

Até mais galera!!!! What a Face

--edit--
esqueci de dizer uma coisa: criem uma room e adicionem o objeto objPause (não precisa por o menu)
além disso na mesma room vocês terão de adicionar uma view para que o jogo saiba onde adicionar o menu ou então voces modificam a posição do menu para 0 e 0.

estou postando uma engine aki com esse tuto:
-----edit-----
[url=http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html ]4shared.com/file/5WiysITF/pause_Menu.html [/url]
-----edit-----

Creditos:bootzin (Tuto Retirado da GMBR Forum)

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