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[Game Maker]Criando e usando uma DLL
Página 1 de 1
[Game Maker]Criando e usando uma DLL
AS seguintes ferramentas seram necessárias para concluir esse tutorial com exito!
voce precisara ter os seguintes programas
Game Maker Pro
Dev-C++
voce pode usar outras linguagens para criar sua dll tbm
como por exemplo
delphi,c++/c/Visual Basic ect...
mas neste caso iremos usar a linguagem de programação c++ acompanhado do software/IDE DEV-C++
============================INICIANDO=====================================
primeiro vamos criar a dll
abra o programa DEV-C++
clique em
Arquivo>>Novo>>Projeto
uma janelinha ira se abrir
como na imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
clique no icone DLL e de um nome ao seu projeto, eu dei o nome ao meu de "MinhaDLL" :3
entao aparecera a janela para salvar o arquivo, como na imagem abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
após isso aparecera no seu programa os seguintes códigos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
altera ele em algumas partes, para que fique facil manipula-lo
deixe o código assim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
altera este código
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
para esse
vamos criar uma simples funçao agora
vá para a aba "[*] dll.h"
essa aba é onde vc declara a funçao
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
agora vamos criar a funçao digite isso na area
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
agora teremos que fazer com que a funçao seja executada
digite o seguinte código na area
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
se aparecer a seguinte mensagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
quer dizer que sua dll funcionou perfeitamente :D
agora vamos testa-la no game maker :gm8: finalmente \o/
===================AGORA NO GAME MAKER==============================
abra o game maker
salve o jogo na mesma pasta onde vc salvou a dll
e entao crie um script e de o nome de DLLInit e entao digite o seguinte codigo nesse script
[DLLInit]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
crie outro script e de o nome de DllSoma e digite o seguinte código
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
QUASE LA :D
agora vamos testar para ver se esta funcionando
crie um objeto e de qualquer nome a ele
add o evento Create e arraste o d´n ´d Execute code
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
digite o seguinte código
se aparecer uma mensagem mostrando o numero 16
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PARABENS VOCE CONCLUIU O TUTORIAL COM EXITO!
a dll funcionou e agora voce tera portas abertas para criar outras dll
Download do Exemplo
====================OBRIGADO POR LEREM MEU PEQUENO PRIMEIRO TUTORIAL==================
Creditos:Jiraya (Tuto Retirado da GMBR Forum)
voce precisara ter os seguintes programas
Game Maker Pro
Dev-C++
voce pode usar outras linguagens para criar sua dll tbm
como por exemplo
delphi,c++/c/Visual Basic ect...
mas neste caso iremos usar a linguagem de programação c++ acompanhado do software/IDE DEV-C++
============================INICIANDO=====================================
primeiro vamos criar a dll
abra o programa DEV-C++
clique em
Arquivo>>Novo>>Projeto
uma janelinha ira se abrir
como na imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
clique no icone DLL e de um nome ao seu projeto, eu dei o nome ao meu de "MinhaDLL" :3
entao aparecera a janela para salvar o arquivo, como na imagem abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
após isso aparecera no seu programa os seguintes códigos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
altera ele em algumas partes, para que fique facil manipula-lo
deixe o código assim
- Código:
#ifndef _DLL_H_
#define _DLL_H_
#if BUILDING_DLL
# define GML __declspec (dllexport)
#else /* Not BUILDING_DLL */
# define DLLIMPORT __declspec (dllimport)
#endif /* Not BUILDING_DLL */
//aqui vc colocara as suas funçoes ;]
#endif /* _DLL_H_ */
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
altera este código
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
para esse
- Código:
/* Replace "dll.h" with the name of your header */
#include "dll.h"
#include <windows.h>
//aqui é a area onde as funçoes ficaram
//====================================
BOOL APIENTRY DllMain (HINSTANCE hInst /* Library instance handle. */ ,
DWORD reason /* Reason this function is being called. */ ,
LPVOID reserved /* Not used. */ )
{
switch (reason)
{
case DLL_PROCESS_ATTACH:
break;
case DLL_PROCESS_DETACH:
break;
case DLL_THREAD_ATTACH:
break;
case DLL_THREAD_DETACH:
break;
}
/* Returns TRUE on success, FALSE on failure */
return TRUE;
}
vamos criar uma simples funçao agora
vá para a aba "[*] dll.h"
essa aba é onde vc declara a funçao
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
agora vamos criar a funçao digite isso na area
- Código:
#ifndef _DLL_H_
#define _DLL_H_
#if BUILDING_DLL
# define GML __declspec (dllexport)
#else /* Not BUILDING_DLL */
# define DLLIMPORT __declspec (dllimport)
#endif /* Not BUILDING_DLL */
//aqui vc colocara as suas funçoes ;]
extern "C" GML double soma(double x,double y);//essa é a nossa funçao, agora ela esta declarada!
//double x e double y sao argumentos.
#endif /* _DLL_H_ */
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
agora teremos que fazer com que a funçao seja executada
digite o seguinte código na area
- Código:
/* Replace "dll.h" with the name of your header */
#include "dll.h"
#include <windows.h>
//aqui é a area onde as funçoes ficaram
extern "C" GML double soma(double x,double y)//essa é a função com os comandos dados.
{
return (x+y);
}
//====================================
BOOL APIENTRY DllMain (HINSTANCE hInst /* Library instance handle. */ ,
DWORD reason /* Reason this function is being called. */ ,
LPVOID reserved /* Not used. */ )
{
switch (reason)
{
case DLL_PROCESS_ATTACH:
break;
case DLL_PROCESS_DETACH:
break;
case DLL_THREAD_ATTACH:
break;
case DLL_THREAD_DETACH:
break;
}
/* Returns TRUE on success, FALSE on failure */
return TRUE;
}
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
se aparecer a seguinte mensagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
quer dizer que sua dll funcionou perfeitamente :D
agora vamos testa-la no game maker :gm8: finalmente \o/
===================AGORA NO GAME MAKER==============================
abra o game maker
salve o jogo na mesma pasta onde vc salvou a dll
e entao crie um script e de o nome de DLLInit e entao digite o seguinte codigo nesse script
[DLLInit]
- Código:
dll="MinhaDLL.dll";
global.SOMA=external_define(dll,"soma",dll_stdcall,ty_real,2,argument0,argument1);
/*
argument0=nome da dll
argument1=nome da funçao
argument2=tipo de resposta
argument3=tipo de retorno, se o valor da funçao retornara a string ou valor real.
argument4=numero de argumentos que a funçao tem
argument5=double x
argument6=double y
*/
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
crie outro script e de o nome de DllSoma e digite o seguinte código
- Código:
return (external_call(global.SOMA,argument0,argument1));//retorna ao resultado da funçao da dll
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
QUASE LA :D
agora vamos testar para ver se esta funcionando
crie um objeto e de qualquer nome a ele
add o evento Create e arraste o d´n ´d Execute code
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
digite o seguinte código
- Código:
DllInit();//inica a dll
soma=DllSoma(8,8);//executa a funçao da dll
show_message(soma);//mostra uma mensagem na tela com o valor do retorno da dll
se aparecer uma mensagem mostrando o numero 16
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PARABENS VOCE CONCLUIU O TUTORIAL COM EXITO!
a dll funcionou e agora voce tera portas abertas para criar outras dll
Download do Exemplo
====================OBRIGADO POR LEREM MEU PEQUENO PRIMEIRO TUTORIAL==================
Creditos:Jiraya (Tuto Retirado da GMBR Forum)
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