Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Social bookmarking
Conservar e compartilhar o endereço de Central Habbo Forum em seu site de social bookmarking
Conservar e compartilhar o endereço de Central Habbo Forum em seu site de social bookmarking
[TutorialGamemaker]Criando Jogo de plataforma simples
2 participantes
Página 1 de 1
[TutorialGamemaker]Criando Jogo de plataforma simples
Nome: Jogo de plataforma simples super iniciante com imagens
Descrição: ensinarei como criar um game simples de plataforma vou ensinar o passo-a-passo
Nível de dificuldade: Ultra iniciante
Requerimentos: Game Maker 8.0 pro/lite
Peço à todos a compreensão existe uma uma imagem mais antiga neste tutorial e é porque eu estava em outro PC com o windows 7 então as bordas dela são diferentes
Desenvolvimento:
Olá galera vamos iniciar + um tutorial (na verdade o meu primeiro) espero que gostem
para iniciarmos abra o GM(mesmo?!) de preferência o GM8 (ñ sei se funciona em outras versões)
Dê um clique na imagem do pac-man vermelho
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vc notará que aparecerá uma janela, modifique o Name: da sprite que está escrito sprite0 para spr_player e em Load Sprite selecione a imagem do personagem principal, depois vá no pac-man novamente outra janela irá aparecer modifique o Name da sprite1 e ponha spr_bloco depois de fazer isso vá novamente em load sprite e selecione a imagem do bloco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois de fazer isso clique em "OK" para as atualizações terem efeito, Ficará +ou- assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Logo após na bolinha azul dê um clique (você estará criando nosso primeiro objeto) neste objeto estará escrito no Name: "object0" então modifique o nome dele para obj_player um pouco abaixo estará escrito Sprite e no quadrinho estará < no sprite > dê um clique na imagem que aparece um mouse selecionando uma opção e ponha a imagem do player o "spr_player"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
depois clique em "OK"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois clique na bolinha azul de novo e mude o "Name: object1" para "obj_bloco" ponha também a sprite do bloco "spr_bloco" e nele marque a opção "solid"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dê dois cliques no "obj_player" e vá no botão "Add Event"
e dê um clique em step e selecione step novamente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Perto do botão fechar tem algumas abas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nessas abas selecione a aba "Control" a quarta aba e selecione "Execute code" como na imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Copie e cole o código à seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Explicando o código:
Obs.:Preste muita atenção à parte da gravidade!!
if place_free(x,y+1){ se tiver um lugar livre abaixo do player ele vai "+1" pra baixo
gravity_direction=270; a direção da gravidade é 270 ou para baixo
gravity=0.5;} a força da gravidade é de 0.5 no caso 0.5 te puxando para 270 (pra baixo)
else{gravity_direction=270 se não a direção da gravidade que é pra baixo e igual a 270
gravity=0} e a gravidade é zero (quando vc para)
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){x -=5}
se tiver um lugar livre à 5 de distância para a esquerda o player vai pra lá
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){x +=5}
se tiver um lugar livre à 5 de distância para a direita o player vai para lá
if keyboard_check(vk_up) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco){vspeed=-8}
se tiver um ponto de encontro para cima com o bloco ele para
Depois no "Add Event" evento colision selecione o obj_bloco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
vá novamente na aba "control" selecione o execute code e coloque este outro código
Explicando o código:
move_contact_solid(direction,12) se o player se mover sobre um objeto sólido na direção 12
vspeed=0 a velocidade vertical é zero
Para criar um room (ou sala/quarto em português) link como na imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ponha alguns blocos em baixo do player ponha também o player na fase (para mudar de obj clique no campo que tem o mouse com as opções ou na áres em destaque na imagem (a maior))e depois clique no "V"verde
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Você:Pronto? Acabou? Só isso?
Eu:Vc não quer testar?
Você:Claro que sim, mas como eu faço?
Eu:é bem simples:
Depois de seguir o passo-a-passo faça assim: Clique no "Play"
Você:em que play?
Eu:Nesse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pronto eu coloquei TUDO BEM explicadinho qualquer problema ou bug posta aê que eu resolvo até meu próximo tutorial...To kebrado... :fight:
Creditos:!GO┴E! GMBR FORUM
Descrição: ensinarei como criar um game simples de plataforma vou ensinar o passo-a-passo
Nível de dificuldade: Ultra iniciante
Requerimentos: Game Maker 8.0 pro/lite
Peço à todos a compreensão existe uma uma imagem mais antiga neste tutorial e é porque eu estava em outro PC com o windows 7 então as bordas dela são diferentes
Desenvolvimento:
Olá galera vamos iniciar + um tutorial (na verdade o meu primeiro) espero que gostem
para iniciarmos abra o GM
Dê um clique na imagem do pac-man vermelho
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vc notará que aparecerá uma janela, modifique o Name: da sprite que está escrito sprite0 para spr_player e em Load Sprite selecione a imagem do personagem principal, depois vá no pac-man novamente outra janela irá aparecer modifique o Name da sprite1 e ponha spr_bloco depois de fazer isso vá novamente em load sprite e selecione a imagem do bloco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois de fazer isso clique em "OK" para as atualizações terem efeito, Ficará +ou- assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Logo após na bolinha azul dê um clique (você estará criando nosso primeiro objeto) neste objeto estará escrito no Name: "object0" então modifique o nome dele para obj_player um pouco abaixo estará escrito Sprite e no quadrinho estará < no sprite > dê um clique na imagem que aparece um mouse selecionando uma opção e ponha a imagem do player o "spr_player"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
depois clique em "OK"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois clique na bolinha azul de novo e mude o "Name: object1" para "obj_bloco" ponha também a sprite do bloco "spr_bloco" e nele marque a opção "solid"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dê dois cliques no "obj_player" e vá no botão "Add Event"
e dê um clique em step e selecione step novamente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Perto do botão fechar tem algumas abas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nessas abas selecione a aba "Control" a quarta aba e selecione "Execute code" como na imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Copie e cole o código à seguir:
- Código:
if place_free(x,y+1){
gravity_direction=270;
gravity=0.5;}
else{gravity_direction=270
gravity=0}
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){x -=5}
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){x +=5}
if keyboard_check(vk_up) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco){vspeed=-8}
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Explicando o código:
Obs.:Preste muita atenção à parte da gravidade!!
if place_free(x,y+1){ se tiver um lugar livre abaixo do player ele vai "+1" pra baixo
gravity_direction=270; a direção da gravidade é 270 ou para baixo
gravity=0.5;} a força da gravidade é de 0.5 no caso 0.5 te puxando para 270 (pra baixo)
else{gravity_direction=270 se não a direção da gravidade que é pra baixo e igual a 270
gravity=0} e a gravidade é zero (quando vc para)
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){x -=5}
se tiver um lugar livre à 5 de distância para a esquerda o player vai pra lá
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){x +=5}
se tiver um lugar livre à 5 de distância para a direita o player vai para lá
if keyboard_check(vk_up) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco){vspeed=-8}
se tiver um ponto de encontro para cima com o bloco ele para
Depois no "Add Event" evento colision selecione o obj_bloco
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
vá novamente na aba "control" selecione o execute code e coloque este outro código
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Explicando o código:
move_contact_solid(direction,12) se o player se mover sobre um objeto sólido na direção 12
vspeed=0 a velocidade vertical é zero
Para criar um room (ou sala/quarto em português) link como na imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ponha alguns blocos em baixo do player ponha também o player na fase (para mudar de obj clique no campo que tem o mouse com as opções ou na áres em destaque na imagem (a maior))e depois clique no "V"verde
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Você:Pronto? Acabou? Só isso?
Eu:Vc não quer testar?
Você:Claro que sim, mas como eu faço?
Eu:é bem simples:
Depois de seguir o passo-a-passo faça assim: Clique no "Play"
Você:em que play?
Eu:Nesse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pronto eu coloquei TUDO BEM explicadinho qualquer problema ou bug posta aê que eu resolvo até meu próximo tutorial...To kebrado... :fight:
Creditos:!GO┴E! GMBR FORUM
flash thunder- Membros
- Mensagens : 1
Pontos : 2
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/08/2011
Re: [TutorialGamemaker]Criando Jogo de plataforma simples
flash thunder escreveu:Gostei muito do tutorial parabens!!
VLW,seja vem vindo ao forum,
Tópicos semelhantes
» [MultimediaFusion] Criando seu Primeiro Jogo Parte 1
» [Game Maker]Criando Objetivos no jogo
» [Game Maker ENGINE] Combo de Plataforma: Caixas, plataformas moveis e mais.
» [Game Maker]Criando Objetivos no jogo
» [Game Maker ENGINE] Combo de Plataforma: Caixas, plataformas moveis e mais.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Jan 30 2012, 12:27 por lucas-nobile@hotmail.com
» [Tutorial GameMaker] Variáveis
Sex Nov 18 2011, 09:12 por admin
» Survival of the Ball 1.0
Sex Out 07 2011, 00:54 por admin
» Criando Habbo Retro (Sem Hamachi)
Dom Set 11 2011, 13:54 por -Desconectado
» Como criar um habbo V65 com Bling + Valentim 2011 + Bola + Freeze e sem Bug
Dom Ago 28 2011, 15:46 por admin
» Master emulator 100% fixado r63.2
Ter Ago 23 2011, 19:52 por idiegofelicio
» Server Habbo Pirata com VIP Club e HC Club
Sáb Ago 20 2011, 11:39 por admin
» Calculadoras no Delphi 7
Dom Ago 14 2011, 20:49 por ♥Giulia♥
» [TutorialGamemaker]Criando Jogo de plataforma simples
Qua Ago 10 2011, 13:05 por admin