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[Tutorial GameMaker ]Fazendo Tela Dividida

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[Tutorial GameMaker ]Fazendo Tela Dividida

Mensagem  admin em Sex Jul 08 2011, 13:30


Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.

Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo! cheers

1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
<gml>
//objeto1
//subir
if keyboard_check(ord("W")){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(ord("A")){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(ord("D")){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(ord("S")){
y+=5}</gml><gml>
//objeto2
//subir
if keyboard_check(vk_up){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(vk_left){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(vk_right){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(vk_down){
y+=5
}</gml>
4º : Nos objetos objeto1 e objeto2 crie um evento de colisão com o objeto parede, adicione/arraste este símbolo:[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).

Feito isso tudo salve e teste.

jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.

Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.

Creditos:Pit Bull GMBR FORUM

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