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[Complementar] Vidas para o player ( Game Maker )

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[Complementar] Vidas para o player ( Game Maker )

Mensagem  admin em Sex Jul 08 2011, 14:11

Nome : Vidas Para o Player
Descrição : Nesse tutorial vou encinar como faser Vidas para o player.Postei a pedido do usuario Zignaw
Plataforma : GM 8 Lite/Pro
Dificuldade : Facil/Intermediario

Para começar você vai criar a seguinte sprite
spr_jogador
Crie um obj chamado obj_jogador com a sprite spr_jogador,no Create dele coloque
Código:
global.vidas=5
Essa variavel global indica quantas vidas o player tem,é bom ela ser global porque se não o draw não ira funcionar
Crie um obj chamado obj_draw
No draw dele coloque
Código:
draw_text (0,0,' Vidas = '+string(global.vidas));
Aqui indicamos o texto que ele vai escrever,sendo ele "Vidas",sem as aspas,Essa função usão a lógica x e y
e tambem tem esse que o Supersonic lembrou
Código:
draw_text (view_xview[0],view_yview[0],' Vidas = '+string(global.vidas));
esse serve para se a pessoa colocar uma view na room.Oque é view?View é quando a fase tem uma largura muito grande,para não bugar se usam as views
Mas eu quero mudar a fonte e a cor,como eu faço?
Simples,adicione esse codigo antes do draw text

Código:
draw_set_color (c_white)
draw_set_font (fnt_draw)
sempre que quiser modificar cor,fonte e talz se coloca esse codigo.Digitando "c_" sem aspas você podera ver as outras cores disponiveis
então o codigo ficaria assim
Código:
draw_set_color (c_white)
draw_set_font (fnt_draw)
draw_text (0,0,' Vidas = '+string(global.vidas));
Assim seria o codigo completo,escolher cor,fonte e qual texto faser o draw
Crie uma room e coloque os dois objetos e teste,pronto,você fez as vidas e o draw delas ^^ .Lembrando que é necessario existir uma fonte "fnt_draw" sem aspas,ou então remova o draw_set_font

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