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[Game Maker]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
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[Game Maker]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Galera, aqui vai meu primeiro tutorial, fiz uma engine sobre isso , e fiz um tutorial passo a passo para iniciantes, espero que gostem !
Nome: I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Descrição: Tutorial de Movimentação do inimigo com eventos colisões
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 8 Pro/Lite
SPRITES
1-Adicione o sprite do inimigo indo para a esquerda, vo usar esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
3-Depois, adicione um sprite para o inimigo indo para a direita,vou usar esse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4-E para finalizar nos sprites,adicione o sprite do bloco, vo usar esse aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
OBJETOS
5 – Adicione o objeto do inimigo e nomei-e o objeto para : obj_inimigo
6- Agora adicione um objeto para o bloco: obj_
7 – Então estamos agora com 3 Objetos, o obj_bloco_esquerda,o obj_bloco_direita e o obj_inimigo.
8 – Depois, adicione o evento create
9 – De dois cliques no objeto inimigo, para seleciona-lo.
10- E escreva/adicione o código :
13 – Nesse evevento, adicione o código:
14 – Adicone um evento colisao com o obj_bloco_direita
15 – Nesse evento, adicione o código:
ROOM
17 – Bom, com o sistema já feito,basta criar uma room, e adicionar o obj_inimigo em auguma posição , e o obj_bloco_esquerda, do lado direito do inimigo, e o obj_bloco_direita do lado esquerdo do obj_inimigo.
18- Tente deixar parecido com está imagem, para dar um pouco de espaço para o obj_inimigo correr, coloque o tanto de espaço que você queria que ele corra!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
19 - Bom, agora é uma parte Opcional , mas para ajudar tambem, para fazer o inimigo tambem ir para cima e para baixo
20 - Bom , a unica coisa a fazer, é mudar o nome dos objetos, para obj_bloco cima e obj_bloco baixo, e em ves de hspeed=-hspeed, colocar vspeed=-vspeed, e no evento create, colocar para baixo =D
DOWNLOAD LINK = [/url]Engine I.A - Inimigo Todas as direçoes
Creditos: GMLucas GMBR
Nome: I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Descrição: Tutorial de Movimentação do inimigo com eventos colisões
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 8 Pro/Lite
SPRITES
1-Adicione o sprite do inimigo indo para a esquerda, vo usar esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
3-Depois, adicione um sprite para o inimigo indo para a direita,vou usar esse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4-E para finalizar nos sprites,adicione o sprite do bloco, vo usar esse aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
OBJETOS
5 – Adicione o objeto do inimigo e nomei-e o objeto para : obj_inimigo
6- Agora adicione um objeto para o bloco: obj_
7 – Então estamos agora com 3 Objetos, o obj_bloco_esquerda,o obj_bloco_direita e o obj_inimigo.
8 – Depois, adicione o evento create
9 – De dois cliques no objeto inimigo, para seleciona-lo.
10- E escreva/adicione o código :
- Código:
motion_set(0,5);
/////esse código serve, para que o inimigo começe se movendo para a direita(direçao 0)com a velocidade 5
13 – Nesse evevento, adicione o código:
- Código:
hspeed=-hspeed;
/// isso faz o inimigo inverter a direção
- Código:
sprite_index=spr_esquerda
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a esquerd
14 – Adicone um evento colisao com o obj_bloco_direita
15 – Nesse evento, adicione o código:
- Código:
hspeed=-hspeed;
//isso inverte a direção
- Código:
sprite_index=spr_direita
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a direita
ROOM
17 – Bom, com o sistema já feito,basta criar uma room, e adicionar o obj_inimigo em auguma posição , e o obj_bloco_esquerda, do lado direito do inimigo, e o obj_bloco_direita do lado esquerdo do obj_inimigo.
18- Tente deixar parecido com está imagem, para dar um pouco de espaço para o obj_inimigo correr, coloque o tanto de espaço que você queria que ele corra!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
19 - Bom, agora é uma parte Opcional , mas para ajudar tambem, para fazer o inimigo tambem ir para cima e para baixo
20 - Bom , a unica coisa a fazer, é mudar o nome dos objetos, para obj_bloco cima e obj_bloco baixo, e em ves de hspeed=-hspeed, colocar vspeed=-vspeed, e no evento create, colocar para baixo =D
DOWNLOAD LINK = [/url]Engine I.A - Inimigo Todas as direçoes
Creditos: GMLucas GMBR
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