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O Basico Do Game Maker (Em Drag And Drop) Simplificado

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Mensagem  admin Seg maio 16 2011, 16:02

Respostas Prontas para Duvidas
Primeira mente os objetos que teremos são :
- Obj_Player = Jogador
- Obj_Camera = O que vai fazer a tela se movimentar junto com o Player
- Obj_Life = O que vai ser a vida do jogador
- Obj_Block = Objetos que serão paredes
Vamos as Perguntas :
Como Fazer o player se movimentar como em jogos RPG ?

Vá em Add Event > Vá em Key Press > Left
Vá em Add Event > Vá em Key Release > Left
No Evento Key Press Left coloque : Move Fixed,Click na seta para Esquerda e em Speed bote o valor 5 ,de Ok.____
No Evento Key Realesed Left coloque : Move Fixed,Click no Quadrado do meio em Speed não importa o valor ,de Ok.____
Fassa isso com o Right,Up,Down .

Como Fazer o player se movimentar como em jogos Plataforma ?
1- Criando Gravidade
Vá em Add Event > Step
Vá na aba Control >Code>Puxe o Execute Code e coloque no Step:
Para Criarmos uma Gravidade para o Player ,dentro do Execute Code Coloque :
Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if vspeed>15{vspeed=15}
if = Se
Place_free = Espaço Livre
Y+2 = Dois Pixels Abaixo
Gravity = Gravidade
Else = Senão
Vspeed = Velocidade
1=true=verdadeira=ligada
0=false=falso=desligada
Vamos Ler de Novo o Código : Se dois pixels abaixo estão livres,a gravidade é verdadeira,caso não/as vezes/ a gravidade é falsa .
Caso a velocidade é Maior(>) que 15,a velocidade=15

2- Criando Movimentos
Vá em Add Event > Vá em Key Press > Left
Vá em Add Event > Vá em Key Release > Left
No Evento Key Press Left coloque : Move Fixed,Click na seta para Esquerda e em Speed bote o valor 5 ,de Ok.____
No Evento Key Realesed Left coloque : Move Fixed,Click no Quadrado do meio em Speed não importa o valor ,de Ok.____
3- Criando Pulo
Vá em Add Event > Vá em KeyBoard > Up
Ponha Novamente um Execute Code com isto escrito nele :
Código:

if place_free(x,y-4){y-=10}
y-10 = Para Cima
4- Criando Chão
Crie um Obj_Block,Marque a Opção Solid.
Vá no Objeto Player > Colision> Obj_Block,após isto ponha um execute code neste evento:
Código:

vspeed=0
vspeed=0 = Velocidade é igual a zero
Coloque o Obj_Player em Uma Room,e logo abaixo dele,Ponha Obj_Block .

Como Fazer uma Vida para o Obj_Player ?
1- Crie um Obj_Life

Neste Obj_Life Ponha Qualquer Sprite,Se não quiser que ele apareça na tela ponha um sprite invisivel,no Step deste Objeto Life Ponha:
Código:
if global.life >=300
{
global.life=300
}
if global.life <=0
{
global.life=0
}
global.life = Vida
Caso a Vida seja maior que 300, a vida é igual a 300
Caso a Vida seja menor que 0,a vida é igual a 0

Se você quiser que a vida fique cheia á cada room ponha este código no Other > Evento Room Start :
Código:
global.life=300
2- Desenhando a Vida no Topo da Tela
No Obj_Life ,Vá em Add Event > Draw > Code > Execute Code
Dentro do Execute Code coloque(Se estiver usando Views) :
Código:
draw_healthbar(view_xview+16,view_yview+10,view_xview+200,view_yview+25,global.life,c_black,c_black,c_blue,0,true,true)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Se não estiver usando views ,coloque este :
Código:
draw_healthbar(16,10,+200,25,global.life,c_black,c_black,c_blue,0,true,true)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
2- Tirar Vida do Player
Volte no Obj_Player>STEP
Na colisão do Obj_Player com o que tira vida dele você bota :
Código:
global.life-=10
Mude este 10 para o valor que você quer que tire vida do player.
Para que quando a vida chegar a 0 o player morra/destrua ,ponha este código também no STEP :
if global.life<=0
{
instance_destroy()
}
instance = Objeto
Destroy = Destruir,desaparece

Alguns D&D Importantes para seus Jogos :
Destroy Intance = Faz com que seu objeto desapareça

Create Instance = Cria um Objeto em Lugar denominado (x do objeto e y do objeto)


Different Room = Vai para outra room que você denominar,em transiotion é o efeito que vai te levar até a outra room
End Game = Termina/Sai do jogo

Como fazer com que o Room Siga um Objeto ?
Após ter botado ele(Obj_Player) em uma room,vai na aba View da Room.
Marque a Opção
Enable the use of Views
e
Visible when rooms starts

Em Object Following ponha o Obj_Player .
Para que a room,acompanhe o Obj_Player do centro da tela,vá em :
Hbor : 32
Vbor : 32
mude para :
Hbor : 500
Vbor : 500
Pronto Very Happy
É isso affraid


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