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[Game Maker] Criando Menus Básicos
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[Game Maker] Criando Menus Básicos
Inicialmente precisaremos das imagens dos botões. Utilizarei as imagens abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fundo.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Salvar.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Carregar.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Sair.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Seleção.png
Eu sei que as imagens não estão muito bonitas, mas serve. A unica exigencia é que a "Seleção.png" seja do mesmo tamanho que os botões. Incira todas as imagens no Game Maker como sprites. O resultado deve ficar parecido com a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois vamos colocar todos os sprites em objetos. Agora a configuração:
Fundo:
Vasio. Mas o objeto deve existir para que possamos inceri-lo no mapa.
Seleção:
Coloque os comandos com base na imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O primeiro comando faz o programa esperar 5 milesimos de segundo. Depois o objeto é apagado no segundo comando. Dessa forma quando você tirar o mouse de cima do botão a seleção vai desaparecer. Sem o comando de espera vai causar erros.
Botões:
Primeiro adicione o "Left Button". Nele deve constar a ação do botão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As actions utilizadas nesse exemplo são:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Reiniciar jogo; Fechar jogo; Salvar jogo e Carregar jogo salvo, respectivamente.
Você pode utilizar qualquer outra action ou scripts.
Depois criamos um novo "Event". O Mouse > No Button.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui fasemos com que a imagem da sobreposição do botão apareça. Lembre-se de marcar a opção Relative
PRONTO !!!
Agora basta adicionar os objetos numa room dessa forma (ou como preferirem):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Creditos:lb-guilherme do GMBR FORUM
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fundo.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Salvar.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Carregar.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
B - Sair.png
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Seleção.png
Eu sei que as imagens não estão muito bonitas, mas serve. A unica exigencia é que a "Seleção.png" seja do mesmo tamanho que os botões. Incira todas as imagens no Game Maker como sprites. O resultado deve ficar parecido com a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois vamos colocar todos os sprites em objetos. Agora a configuração:
Fundo:
Vasio. Mas o objeto deve existir para que possamos inceri-lo no mapa.
Seleção:
Coloque os comandos com base na imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O primeiro comando faz o programa esperar 5 milesimos de segundo. Depois o objeto é apagado no segundo comando. Dessa forma quando você tirar o mouse de cima do botão a seleção vai desaparecer. Sem o comando de espera vai causar erros.
Botões:
Primeiro adicione o "Left Button". Nele deve constar a ação do botão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As actions utilizadas nesse exemplo são:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Reiniciar jogo; Fechar jogo; Salvar jogo e Carregar jogo salvo, respectivamente.
Você pode utilizar qualquer outra action ou scripts.
Depois criamos um novo "Event". O Mouse > No Button.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui fasemos com que a imagem da sobreposição do botão apareça. Lembre-se de marcar a opção Relative
PRONTO !!!
Agora basta adicionar os objetos numa room dessa forma (ou como preferirem):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Creditos:lb-guilherme do GMBR FORUM
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