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[Game Maker] Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

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Mensagem  admin Dom Fev 27 2011, 00:39

----------------------------Criando Neblinas Relistas----------------------------

nivel: iniciante ao intermediário, necessário saber a interface do Pant.Net e do GM
versão: Usei a versão 8 do GM PRO, Não funciona na versão Lite se fazer o passo 10, pois usa o image_angle() !

1º: Você terá que ter instalado no seu PC o Pant.Net.
Abra o Pant.Net clicke em arquivo>novo e deixe esse novo arquivo com 256px de altura por 256px de largura !

2º: No cabeçário do programa, clicke em Efeitos>Processar>Nuvens...
Feito isso, aparecerá uma janelinha de propriedades do efeito, você pode ir apertando no botão escrito Regerar, para que va aparecendo diferentes formas de nuvens !
A minha ficou assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Obs: Não é somente o Paint.Net que possue esse recursso, outros programas de ediçao de imagens também tem, como o Gimp por exemplo, não uso o Photoshop, mas creio que nele tenha isso também !!!

3º: Pode fechar o Paint.Net, que não será mais necessário usá-lo, abra o seu GM, e adicione uma nova sprite carregando essa imagem da nuvem, coloque o nome da sprite de neb1 e centralize-a, apertando no botão "center", nas propriedades da sprite !

4º: Crie uma nova sprite, de 256px por 256px, clike em editar a sprite

5º: No cabeçário do editor da sprite, aperte em Images>Gradient Fill

Vai aparecer uma janelinha como mostra a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em Color1, deixe a cor Preta
Em Color2, deixe um cinza escuro como mostra a imagem
Em Kind, selecione o gradiente circular

Obs: Quanto mais escurecido for o centro da gradient dessa sprite, mas transparente será a neblina, e quanto mais claro for o centro da gradient, mas opaca será a neblina, então não deixe o centro muito escuro, para que não fique totalmente tranparente a neblina, e por sua vez, também não deixe o centro da gradient muito claro, porque senão vai ficar uma neblina muito feia, você pode ir repetido esse processo várias vezes até achar a transparencia ideal para sua neblina !
Mas tente primeiro com as cores que mostra na imagem !!!

Obs 2: É extremamente necessário que as duas sprites sejam exatamente do mesmo tamanho em altura e largura, caso contrário vai ficar parecendo com qualquer outra coisa, menos com uma neblina !

6º: Dê o nome á essa sprite gradient de neb2

7º: Agora vamos aos códigos:
Crie um novo objeto, chame-o de obj_neblina, nas propriedades desse objeto, adicione a sprite neb1 à ele, lembre de que a sprite neb1 é aquela da nuvem que fizemos no Paint.Net !

8º: Adicione um Evento Create para o objeto, arraste a folinha de códigos,e coloque o seguinte código nela :
Código:

// Mover-se randomicamente para o lado esquerdo, entre a direção 185 e 175 com velocidades diferentes, para dar uma impressão de desordem
speed=0+random(2)
direction=185-(random(10))

// Deixar a neblina de tamanhos diferentes randomicamente
image_xscale=1+random(1)
image_yscale=image_xscale

9º: Agora adicione um Evento Step para o objeto, na aba Move arraste o box Wrap Screen
e configure-o como mostrado na imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso faz com que, na hora que a neblina sair de um lado da room, ela reapareça no outro lado, fazendo que elas fiquem em ciclo de movimento !

10º: Se preferir no mesmo Step do objeto arraste a folinha de código e escreava isso, serve para fazer a neblina girar levemente enquanto se movimenta:
Código:
image_angle+=.5

11º: Agora precisamos fazer com que as neblinas apareçam na room, para isso crie um novo objeto e nomeie-o de obj_criador

12º: Adicione um Evento Create para esse novo objeto, arraste a folinha de códigos e escreva o seguinte:
Código:

// Mistura a alpha das sprites
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb1);
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb2);

repeat(40) // Repete 40 vezes o código abaixo
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_neblina)// Cria a neblina randomicamente dentro das extremidades do room
A primeira parte do código acima, faz uma espécie de mistura das sprites, tipo um "blend mode", se estou enganado me corrijam !
Asegunda parte do código, é encarregada de criar a neblina randomicamente dentro das extremidades da room

Pronto agora adicione uma room, nela coloque apenas o obj_criador, que ele se encarrega de criar a neblina !!!

Espero que tenham gostado desse tutorial, agora não tem mais desculpa dizer que não podem criar neblinas por que não sabem fazer efeitos de particulas, esse tuto mostra que não é preciso usar particulas para isso, assim por sprites deixa bem mais rápido o jogo, se fosse por particulas, deixaria o jogo bem lento !!!

Aqui é o resultado de como ela fica em um jogo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Creditos:Denis Lemos (Tuto Retirado do GMBR FORUM)
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