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[Super Tutorial Game Maker] Image_angle
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[Super Tutorial Game Maker] Image_angle
Tutorial: Image_angle
Descrição: Mostra a usar o image_angle
Nivel: Fácil
Requer: Game Maker pro
Vamos lá!
Pra que serve o image_angle?
Serve para vc virar o objeto para uma certa direção, ou fazer um objeto ficar rodando.
Situações: "Serve para vc virar o objeto para uma certa direção" ==> Um jogo do Sonic, onde ele tem que subir aquela rampa, vc pode usar i image_angle para inclinar o objeto do Sonic quando ele estiver colidindo com a rampa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"ou fazer um objeto ficar rodando." ==> Um jogo de roleta, é um otimo exemplo de image_angle, ao inves de fazer varios sprites da roleta girando, é feito apenas um, usando o image_angle.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O código:
Assim como na matemática, o image_angle trabalha com números negativos e positivos ( sinal de menos e mais) e o famoso sinal de igual. Vamos ver a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como agente pode ver, o sinal de subtração, quer dizer que o image_angle, vai fazer o objeto rodar para direta, ou seja, no sentido horário, já o de adição, vai fazer o objeto rodar para a esquerda, no sentido anti-horário.
ATENÇÃO
O Sinal de positivo ou negativo, deve ser sempre colocado antes do sinal de igual, então, vamos ver uns exemplos de códigos:
Ainda continuando na explicação do código, o codigo do image_angle é assim image_angle+= para rodar no sentido horário ou image_angle-= para rodar no sentido anti-horário.
Como definir a velocidade de rotação?/O que vem depois do sinal de igual?
Para vc definir a velocidade do image-angle, basta vc colocar a velocidade desejada depois do sinal de igual, exemplos:
Em que evento eu coloco o código?
Depende pra que vc quer usar o image_angle, por exemplo, se vc quiser que o personagem incline ao colidir com a rampa, vc coloca o evento colisão com obj_rampa e coloca ação execute code com o image_angle. Caso vc queira que fique rodando direto, coloque no evento step.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fazendo uma perfeita rotação:
Para termos uma perfeita rotação é necessário colocar a origem da sprite no lugar correto, para isso dê dois cliques sobre a sprite que irá girar.
Na tela em que abriu você tem uma imagem do seu sprite a direita e nela existe uma cruz que é a origem, o centro de rotação. Para entender melhor veja a imagem abaixo:
Podemos concluir que a imagem gira em volta de sua origem.
Créditos: victor_aco
Descrição: Mostra a usar o image_angle
Nivel: Fácil
Requer: Game Maker pro
Vamos lá!
Pra que serve o image_angle?
Serve para vc virar o objeto para uma certa direção, ou fazer um objeto ficar rodando.
Situações: "Serve para vc virar o objeto para uma certa direção" ==> Um jogo do Sonic, onde ele tem que subir aquela rampa, vc pode usar i image_angle para inclinar o objeto do Sonic quando ele estiver colidindo com a rampa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"ou fazer um objeto ficar rodando." ==> Um jogo de roleta, é um otimo exemplo de image_angle, ao inves de fazer varios sprites da roleta girando, é feito apenas um, usando o image_angle.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O código:
Assim como na matemática, o image_angle trabalha com números negativos e positivos ( sinal de menos e mais) e o famoso sinal de igual. Vamos ver a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como agente pode ver, o sinal de subtração, quer dizer que o image_angle, vai fazer o objeto rodar para direta, ou seja, no sentido horário, já o de adição, vai fazer o objeto rodar para a esquerda, no sentido anti-horário.
ATENÇÃO
O Sinal de positivo ou negativo, deve ser sempre colocado antes do sinal de igual, então, vamos ver uns exemplos de códigos:
- Código:
image_angle+=
image_angle-=
Ainda continuando na explicação do código, o codigo do image_angle é assim image_angle+= para rodar no sentido horário ou image_angle-= para rodar no sentido anti-horário.
Como definir a velocidade de rotação?/O que vem depois do sinal de igual?
Para vc definir a velocidade do image-angle, basta vc colocar a velocidade desejada depois do sinal de igual, exemplos:
- Código:
image_angle+=5 //Roda no sentido horário na velocidade 5
Image_angle-=5 //Roda no sentido anti-horário na velocidade 5
Em que evento eu coloco o código?
Depende pra que vc quer usar o image_angle, por exemplo, se vc quiser que o personagem incline ao colidir com a rampa, vc coloca o evento colisão com obj_rampa e coloca ação execute code com o image_angle. Caso vc queira que fique rodando direto, coloque no evento step.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fazendo uma perfeita rotação:
Para termos uma perfeita rotação é necessário colocar a origem da sprite no lugar correto, para isso dê dois cliques sobre a sprite que irá girar.
Na tela em que abriu você tem uma imagem do seu sprite a direita e nela existe uma cruz que é a origem, o centro de rotação. Para entender melhor veja a imagem abaixo:
Podemos concluir que a imagem gira em volta de sua origem.
Créditos: victor_aco
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