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[TutorialGame Maker] Criando Libs
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[TutorialGame Maker] Criando Libs
Criando Libs
Requerimentos: Library Maker, Game Maker 8.0 Pro / Lite
Experiência:Avançado
Descrição:O básico de criações de libs
1° Passo-Primeiramente baixe o Library Maker:
Download
Download
O que são libs?:
Libs- São todas aquelas abas que tem nas propriedades do objeto (move, main1, control...)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aquilo são libs. Livrarias para facilitar a vida de quem não sabe nada de códigos.
2° Passo-Criando uma nova Lib
Primeiro abra o LB(Library Maker)
e não se assuste com sua interface assustadora:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Crie uma nova lib (Clique em File>New)
Em Tab Caption digite o nome da Lib. Eu vou nomear de main3
3° Passo-Criando uma ação
O que são ações?
Ações são aquelas funções Drag'n Drop dentro da lib(imagem)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique em Add para adicionar uma ação e vai aparecer as propiedades da ação
4° Passo - Conhecendo as Propiedades General:
Name: Coloque Aqui o nome da Ação (No meu caso: Destruir objeto)
Action ID: É o número de ID da ação (deixe como está)
Image: A imagem que você selecionar será o ícone da ação (o ícone deve ser de tamanho 24X24)
Description: É a descrição da ação
Hint Text : É o texto que vai aparecer quando você passar o mouse em cima dela.
List Text : É o texto que vai aparecer quando a Função estiver na aba de Actions nas propiedades do objeto (imagem).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Kind: Será o tipo de ação que a lib executará , deixe como Normal
Hidden : É para que ninguém consiga abrir a sua lib depois de publicada.
Advanced: Vocês já sabem para que que serve
Pro Edition Only: Serve para que a lib só funcione no Game Maker Pro.
5° Passo - Conhecendo as Propiedades Interface
Kind: Será o tipo de interface que terá a lib, deixe como Normal
Argument Count: Vou explicar logo
6° Passo – Definindo a função que a lib executará
Agora é saber um pouco de GML que vai ser bastante fácil
Em baixo tem uma propriedade chamada Execution
Nela tem as opções Nothing, Function, Code que vou explicar para que serve.
Nothing- Não faz Nada
Function- Faz a lib executar uma função em gml
Code- Abre um editor de códigos, no nosso caso coloque:
- Código:
with(obj_player)
{
instance_destroy()
}
7° Passo – Usando arguments
Você deve estar se perguntando com que faz aquelas opções Speed, Direction...(imagem)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma palavra arguments
Lembra do 5° Passo? Em que eu falei que ia explicar depois o que significava Argument Count.
Vou explicar agora. Em Argument Count deixe o numero um, aparecerá uma opção.
Em argument0 deixe o nome Objeto, ao lado selecione a opção Object, pronto.
Volte ao 6° passo e substitua aquele código por esse:
- Código:
with(argument[0])
{
instance_destroy()
}
Salve a lib na pasta: “ C:\Arquivos de programas\Game Maker\lib”
Reinicie o Game Maker, crie um novo projeto após crie um objeto, no Create dele coloque a lib que você criou. Selecione o objecto que você quer que destrua e teste o jogo.
Isso é só, desculpe se não entenderam porque eu também não XD.
Lembrando que isso é só o básico.
FLWS
Creditos:Lucas 5293 GMBR FORUM
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